domingo, 5 de julho de 2015

19-07-2015 - A MENSAGEM - CANTOS E PARTITURAS





16º Domingo do Tempo Comum – 19/07/15
JESUS VIU UMA GRANDE MULTIDÃO E TEVE COMPAIXÃO





POR QUE TODO CRISTÃO DEVE SER DIZIMISTA?

1. Em primeiro lugar, o cristão deve ser dizimista porque é Deus quem pede que ele seja. A Bíblia contém centenas de citações sobre o assunto. Tanto o Primeiro como o Segundo Testamento deixam bem claro: dízimo é dever de toda pessoa de fé. 
2. A vida da Igreja depende do dizimo. Não há como pensar diferente. Desde a aquisição do terreno, a construção e conservação do templo, a manutenção das diversas pastorais, a formação e a manutenção dos padres,a secretaria, os impostos, a assistência aos pobres, os folhetos, água, luz etc. Nada disso cai do céu. Tudo é comprado. E comprado com o quê? Com a colaboração do dízimo dos cristãos responsáveis e coerentes com a vida da 
comunidade. A partir desta reflexão julgamos que seja muito fácil entender o porquê do dízimo. 
3. Toda pessoa que tem fé deve assumir verdadeiramente a sua Igreja, sendo responsável por ela. A Igreja é a casa de Deus e a nossa casa também. É nossa responsabilidade conservá-Ia e mantê-Ia com dignidade. Quem não é dizimista deve sentir-se incomodado ao entrar na Igreja, usar  tudo que lá está, ver tudo que já foi conquistado e pensar que não tem parte em nada daquilo. Deve ser muito triste se sentir assim. O contrário também é verdadeiro. 
4. Não é certo que a comunidade, que somos todos nós, todos os batizados, seja construída com sacrifício de uns poucos; todos devem participar. A comunidade se constrói com a participação de todos. 
5. Se sou exigente na construção de minha casa, devo querer também o mesmo para a casa de meu Pai, a minha Igreja. Se não for assim, serei incoerente com minha fé. Se não me incomodar com a casa de meu Pai, com as suas necessidades e carências, como posso querer que Ele se incomode com a minha casa? (Texto elaborado pela Paróquia São Pedro de Baixo Guandu)

01. REFRÕES MEDITATIVOS
a) Aqui chegando, Senhor, que poderemos te dar? (bis) Um simples coração e uma vontade de cantar. (bis) Recebe nosso louvor e tua paz vem nos dar. (bis) A tua graça, Senhor, melhor que a vida será. (bis) E o teu amor em nós será manancial. (bis) De água boa a jorrar pra nossa sede estancar. (bis)

Partitura e cifra: O Dia do Senhor canto nr. 001- CLIQUE AQUI!

b) O Senhor é meu Pastor, meu Pastor, meu Pastor! O Senhor é meu Pastor meu Pastor é o Senhor!





02. CANTO INICIAL 
É Deus quem me abriga, o Senhor, quem sustenta a minha vida! De todo o meu coração, porque és bom, vou fazer-te a oblação.
1. Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar. Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar! Para Ele um canto novo vamos, gente, improvisar. 
2. Ele cumpre o que promete: podem Nele confiar! Ele ama o que é direito e Ele sabe bem julgar. Sua Palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar. 
3. Põe abaixo os planos todos desses povos poderosos. E derruba os pensamentos dos malvados orgulhosos. Mas os planos que Ele faz vão sair vitoriosos.

Partitura e cifra: O Dia do Senhor canto nr. 002- CLIQUE AQUI!

03. CANTO DE PERDÃO 
1. Senhor, vós sois o caminho, guiai-nos ao Pai com carinho. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
2. Ó Cristo sois a verdade, enchei-nos de caridade. De nós tende piedade, ó Cristo tende piedade.
3. Senhor vós sois nossa vida, buscais a ovelha perdida. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.


04. HINO DO GLÓRIA
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados (bis). Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: Nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais a direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém (5x)



05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal. (bis)



LITURGIA DA PALAVRA

06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS (23,1-6)
Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor! Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor. E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde forem expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão. Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor. Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranqüilo; este é o nome com que o chamarão: “Senhor, nossa Justiça”. PALAVRA DO SENHOR!


07. SALMO RESPONSORIAL (22)
O Senhor é o Pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me! (bis)
- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes Ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honrado seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!
- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.
- Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Partitura e cifra: O Dia do Senhor canto nr. 006- CLIQUE AQUI!


08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (2,13-18)
Irmãos: Agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade. Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai. PALAVRA DO SENHOR!


09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1. Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar. Eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem comigo a caminhar!

Partitura e cifra: O Dia do Senhor canto nr. 008- CLIQUE AQUI!

10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (6,30-34)
Naquele tempo, os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. PALAVRA DA SALVAÇÃO!

11. CANTO DAS OFERENDAS 
1. Ofertas singelas, pão e vinho sobre a mesa colocamos, sinal do trabalho que fizemos e aqui depositamos.
É teu também nosso coração. Aceita, Senhor, a nossa oferta, que será depois, na certa, o teu próprio ser. (bis)
2. Recebe, Senhor, da natureza todo o fruto que colhemos. Recebe o louvor de nossas obras e o progresso que fizemos.
3. Sabemos que tudo tem valor depois que a terra visitaste. Embora tivéssemos pecado, foi bem mais o que pagaste.





12. SANTO
O Senhor é Santo. (3x)
1. O Senhor é nosso Deus, o Senhor é nosso Pai. Que seu Reino de amor se estenda sobre a terra!
2. Bendito o que vem em nome do Senhor. (bis) Hosana, hosana, hosana!





13. ABRAÇO DA PAZ 
1. A paz que tenho eu te dou, a paz que tenho vem do Amor de Deus. A paz que tenho eu te dou, a paz que vem do meu Senhor.
Shalom, te amo, meu irmão. Jesus é nossa união, a verdadeira paz. (bis)
2. Buscando a graça e a oração, amando a todos os irmãos, colheremos o perdão, realizando a salvação.




14. CANTO DE COMUNHÃO (1)
1. Se a missão se faz cansaço, Jesus convida a descansar, e se há ovelhas sem pastor é necessário delas cuidar.
“Dai-lhes vós mesmos de comer” o meu corpo que se faz pão. Diz Jesus a seus amigos partilhar é vocação! Partilhar é vocação!
2. E se a hora vai adiantada e despedir se faz tentação, a nossa fé seja mais forte para servir nossos irmãos.
3. A quem duvida do seu pouco, Jesus pergunta: o que tens? Vai ver! Então responda: Senhor, este pouco partilhando tu fazes crescer.
4. E se nos sentamos sobre a relva a qual nos conduz o Bom Pastor, nossa união expresse sempre o pão de Deus, sinal de amor.

Partitura e cifra: O Dia do Senhor canto nr. 018- CLIQUE AQUI!

15. CANTO DE COMUNHÃO (2)
1. Pelos prados e campinas verdejantes eu vou! É o Senhor que me leva a descansar. Junto às fontes de águas puras repousantes, eu vou! Minhas forças o Senhor vai animar.
Tu és Senhor, o meu Pastor! Por isso nada em minha vida faltará. (bis)
2. Nos caminhos mais seguros junto dele eu vou! E pra sempre o seu nome eu honrarei. Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! Segurança sempre tenho em suas mãos.
3. Ao banquete em sua casa, muito alegre, eu vou! Um lugar em sua mesa me preparou! Ele unge minha fronte e me faz ser feliz, e transborda a minha taça em seu amor.
4. Co’alegria e esperança, caminhando eu vou! Minha vida está sempre em suas mãos. E na casa do Senhor eu irei habitar e esse canto para sempre irei cantar!





16. CANTO FINAL 
Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei não tenho outro ofício nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei.
1. Maus pastores, num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu. Vou sair pelo campo, reunir o que é meu; conduzir e salvar.
2. Verdes prados e belas montanhas hão de ver o Pastor, rebanho atrás. Junto a mim as ovelhas terão muita paz; poderão descansar.







AVISOS DA COMUNIDADE
- 1ª NOITE DE CALDOS – Sede da Associação “Anjos de Resgate” – dia 24 de julho, às 19h. Participação especial de Dalvimar Gallo. Vamos prestigiar!

Leituras da Semana
2ª feira: Ex 14,5-18; Ex 15,1-6; Mt 12,38-42
3ª feira: Ex 14,21-15,1; Ex 15,8-16; Mt 12,46-50
4ª feira: Ct 3,1-4a; Sl 62; Jo 20,1-2.11-18
5ª feira: Ex 19,1-2.9-11.16-20b; Dn 3,52-56; Mt 13,10-17
6ª feira: Ex 20,1-17; Sl 18; Mt 13,18-23
Sábado: 2Cor 4,7-15; Sl 125; Mt 20,20-28
Domingo: 2Rs 4,42-44; Sl 144; Ef 4,1-6; Jo 6,1-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário