domingo, 16 de agosto de 2015

13-09-2015 - A MENSAGEM - CANTOS E PARTITURAS


24º Domingo do Tempo Comum – 13/09/15
“RENUNCIE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME.” (Mc 8, 34)

01. REFRÃO MEDITATIVO
Se alguém quer me seguir, a si tem que negar, tomar a cruz e vir comigo a caminhar... Se alguém me quer seguir, a cruz tomar! (bis)

Partitura/cifras- Nr. 01 deste link: CLIQUE AQUI!!

02. CANTO INICIAL (1)
1. A Bíblia é dos livros editados o mais belo e verdadeiro, que por Deus foi inspirado, para falar ao mundo inteiro. Nela se encontra o segredo revelado de um Pai que amou os seus primeiro, e ainda hoje, como no passado, da salvação é mensageiro.
É esta a Palavra de Deus, que salva, ilumina e dá vida. A conversão do Senhor nos convida, pois nós somos povo seu.
2. Na Bíblia encontramos a mensagem, de amor e de alegria: pois um Deus teve coragem de assumir o dia a dia; fazendo história neste mundo, de passagem, para viver, não de poesia; é o sofrimento a sua linguagem, que leva à sabedoria.

(não encontrado material de ensaio na internet! - Esta música foi publicada no livro "Celebrar Cantando" de Frei Salésio Hilesheim - Edições Loyola, 1988, sem partituras ou cifras).


03. CANTO INICIAL (2)
Entremos com grande alegria na casa de Deus, a casa de Deus, é casa de irmãos! A casa de Deus é casa de irmãos! (bis)
1. Queremos ouvir a Palavra de Deus, Palavra de libertação. Palavra que hoje nos salva, Palavra que nos faz irmãos!
2. Queremos viver a Palavra de Deus, Palavra que ensina o amor. Palavra de um Deus que nos ama, Palavra de Nosso Senhor.
3. Queremos levar a Palavra de Deus, Palavra que ensina o amor. Aos grandes e simples do povo, Doutores e mestres queremos, levar a Palavra de Deus.



04. ATO PENITENCIAL (2)
1. Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo irmão que não amei, pelo mal que lhe causei, piedade! (bis)
2. Ó Cristo, tende piedade de nós! (bis) Pelo bem que eu não fiz, pela paz que eu não quis, piedade! (bis)
3. Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo amor que sufoquei, pela vida que matei, piedade! (bis)



05. HINO DO GLÓRIA 
Glória a Deus! (4x)
1. Glória a Deus nos altos céus, paz na terra a seus amados! A vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados.
2. Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos.
3. Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai.
4. Vós que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor.
5. Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor.

(não conseguido identificar que melodia é esta!)


06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
Que tua Palavra preserve as nossas famílias, oriente nossos filhos, guie as nossas nações. Bíblia Sagrada fonte viva de partilha, indicação que nos brilha, luz dos nossos corações.



LITURGIA DA PALAVRA
07. PRIMEIRA LEITURA
LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (50, 5-9a)
O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar? Palavra do Senhor.

08. SALMO RESPONSORIAL (114)
Andarei na presença de Deus, junto a Ele, na terra dos vivos. (bis)
- Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração. Inclinou para mim seu ouvido, no dia em que eu o invoquei.
- Prendiam-me as cordas da morte, apertavam-me os laços do abismo; invadiam-me angústia e tristeza: eu então invoquei o Senhor “Salvai, ó Senhor, minha vida!”
- O Senhor é justiça e bondade, nosso Deus é amor-compaixão. É o Senhor quem defende os humildes: eu estava oprimido, e salvou-me.
- Libertou minha vida da morte, enxugou de meus olhos o pranto e livrou os meus pés do tropeço. Andarei na presença de Deus, junto a Ele na terra dos vivos.

Partitura/cifras- Nr. 06 deste link: CLIQUE AQUI!!

09. SEGUNDA LEITURA
LEITURA DA CARTA DE SÃO TIAGO (2, 14-18)
Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então alguém de vós lhes disser: 'Ide em paz, aquecei-vos', e: 'Comei à vontade', sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. Em compensação, alguém poderá dizer: 'Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! Palavra do Senhor.

10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
Eu de nada me glorio, a não ser, da cruz de Cristo; vejo o mundo em cruz pregado e para o mundo em cruz me avisto.

Partitura/cifras- Nr. 08 deste link: CLIQUE AQUI!!

11. EVANGELHO
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (8, 27-35)
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?' Eles responderam: 'Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas'. Então ele perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'Tu és o Messias'. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: 'Vai para longe de mim, Satanás!' Tu não pensas como Deus, e sim como os homens'. Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. Palavra da Salvação.

12. CANTO DAS OFERENDAS (1)
1. Venho, Senhor, minha vida oferecer como prova de amor e sacrifício; quero, minha vida a Ti entregar como oferta viva em Teu altar. (bis)
2. Pois para Te adorar, foi que eu nasci. Cumpra em mim Teu querer. Faça o que está em Teu coração. E que a cada dia eu queira mais e mais estar ao Teu lado, Senhor! (bis)

Partitura/cifras- Nr. 14 deste link: CLIQUE AQUI!!

13. CANTO DAS OFERENDAS (2)
1. Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a Ti, Senhor, nosso sonho e nossa luta nossa fé, nossa conduta, te entregamos com amor.
Novo jeito de sermos Igreja nós buscamos, Senhor, na tua mesa. (bis)
2. Neste pão te oferecemos os mutirões que fazemos a partilha e a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.
3. Nesta Bíblia bem aberta encontramos a luz certa, para aqui te oferecer. Ela reúne o teu povo na busca do mundo novo onde os pobres vão viver.



14. SANTO
Santo, Santo é o Senhor! Terra e céus cantam em seu louvor. Santo, proclamam suas criaturas Hosana, Hosana, Hosana nas alturas. Hosana cantemos, hosana louvemos com filial ternura! Bendito é o que vem em nome do Criador. Bendito é o que traz a paz em plenitude do amor! Hosana!



15. ABRAÇO DA PAZ 
Eu vou abraçar o meu irmão, vou lhe dar o meu sorriso, eu vou lhe dar a mão. Eu vou lhe mostrar que o sorriso faz parte de um paraíso onde reina a união.
1. Espero que não se feche comigo, pois eu sou o seu amigo e lhe peço a sua mão. A paz esteja sempre contigo, é Cristo agora comigo que faz esta saudação.
2. Amigo se eu já lhe ofendi eu lhe peço por clemência, que me dê o seu perdão. E você que um dia me ofendeu, como eu já lhe perdoei eu não guardo mágoa, não.



16. HINO AO CORDEIRO
1. Ó Cordeiro que tirais todo o pecado deste mundo. Tende piedade de nós todos. Cordeiro por nós imolado. Tende piedade de nós todos. (bis)
2. Ó Cordeiro que tirais todo o pecado deste mundo. Dai-nos a paz, a vossa paz. Cordeiro por nós imolado. Dai-nos a paz, a vossa paz.



17. CANTO DE COMUNHÃO (1)
1. Não pode faltar a Palavra, não pode faltar-nos o pão, não pode faltar compromisso, a quem quer um mundo de irmãos.
Teu pão, ó Senhor, nos sustenta na luta de um mundo melhor. O Teu Evangelho transforma, Tu és nosso Deus Salvador. (bis)
2. Passaste no mundo dos homens, fazendo a todos o bem. Teu jeito de amar os humildes, a todos ensinas também.
3. A Boa Notícia do Reino aos pobres Tu vens anunciar: É Deus que se põe ao seu lado, é Deus que nos vem libertar.
4. Contigo fazendo aliança, fazemos também comunhão. A causa que tu abraçaste anima a tomar posição.
5. Senhor, o teu povo reunido, comunga teu gesto de amor. Aprende a viver na partilha dos pobres se faz defensor.
Partitura/cifras- Nr. 18 deste link: CLIQUE AQUI!!


18. CANTO DE COMUNHÃO (2)
Se alguém me quer seguir, a si tem que negar, tomar a Cruz e vir comigo a caminhar...se alguém me quer seguir, a cruz tomar!
1. Meu coração penetras e lês meus pensamentos. Se luto ou se descanso, tu vês meus movimentos. De todas as minhas palavras tu tens conhecimento.
2. Quisesse eu me esconder do teu imenso olhar, subir até o céu, na terra me entranhar, atrás do horizonte, lá, iria te encontrar!
3. Por trás e pela frente, teu ser me envolve e cerca. O teu saber me encanta, me excede e me supera. Tua mão me acompanha, me guia e me acoberta.

Partitura/cifras- Nr. 01 deste link: CLIQUE AQUI!!

19. CANTO FINAL
1. Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo o lugar. Estrada da vida eu percorro, levando socorro a quem precisar. Assunto de paz é meu forte, eu cruzo montanhas e vou aprender. O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz, o que eu quero é viver.
No peito eu levo uma cruz, no meu coração, o que disse Jesus. (bis)

Partitura/cifras- Nr. 13 deste link: CLIQUE AQUI!!


AVISOS DA COMUNIDADE


Leituras da Semana
2ª feira: Nm 21,4b-9; Sl 77; Fl 2,6-11; Jo 3,13-17
3ª feira: Hb 5,7-9; Sl 30; Jo 19,25-27
4ª feira: 1Tm 3,14-16; Sl 110; Lc 7,31-35
5ª feira: 1Tm 4,12-16; Sl 110; Lc 7,36-50
6ª feira: 1Tm 6,2c-12; Sl 48; Lc 8,1-3
Sábado: 1Tm 6,13-16; Sl 99; Lc 8,4-15
Domingo: Sb 2,12.17-20; Sl 53; Tg 3,16-4,3; Mc 9,30-37