domingo, 9 de agosto de 2015

30-08-2015 - A MENSAGEM - CANTOS E PARTITURAS







22º Domingo do Tempo Comum – 30/08/15
SOMOS CHAMADOS A CONHECER E PRATICAR OS MANDAMENTOS DO SENHOR
Dia dos Catequistas

01. REFRÃO MEDITATIVO
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou. (bis)

Partitura e acordes  ver no nr 01 deste link: clique AQUI!!!

02. CANTO INICIAL (1)
1. Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta à vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação!
Cristo, Mestre e Senhor pois, eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva somos hoje seus convivas.
2. Nós queremos operários mensageiros do Senhor, que nos façam solidários a serviço do amor construtores da justiça empenhados na missão contra toda injustiça por amor e vocação!

Partitura e acordes  ver no nr 02 deste link: clique AQUI!!!


03. CANTO INICIAL (2)
1. O nosso coração sente calor quando Ele nos explica as Escrituras. O nosso coração de amor se inflama quando Ele para nós reparte o pão.
Catequese, catequese é o caminho que o discípulo conduz para a missão. Catequistas a serviço da Palavra, construamos a Igreja em comunhão.
2. Se nós permanecermos na Palavra, discípulos fiéis nos tornaremos. Assim conheceremos a verdade, e a luz do Evangelho espalharemos.
3. Deixai venham a mim os pequeninos, aos jovens e aos adultos anunciai. A todos convidai: “Venham e vejam”, convosco eu estarei, ide e ensinai.




04. SAUDAÇÃO A SANTISSIMA TRINDADE 
Todos: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!
Pres.: A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!
Todos: Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!



05.  CANTO DE PERDÃO
1. Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa! E perdoai a nossa culpa!
Porque nós somos vosso povo, que vem pedir vosso perdão!
2. Cristo, tende piedade e perdoai a nossa culpa! E perdoai a nossa culpa!
3. Senhor, tende piedade e perdoi a nossa culpa! E perdoai a nossa culpa!

Partitura e acordes  ver no nr 03 deste link: clique AQUI!!!


06. HINO DO GLÓRIA
Glória, glória, anjos no céu cantam todos seu amor! E na terra, homens de paz: “Deus merece o louvor!”
1. Deus e Pai nós vos louvamos, adoramos bendizemos, damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos!
2. Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!
3. Vós que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!
4. Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito divino, de Deus Pai no esplendor!



07. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA 
Fazei ressoar a Palavra de Deus em todo lugar! (bis)
1. Na cultura, na história, vamos expressar, levando a Palavra de Deus em todo o lugar. Vamos lá!
2. Na cultura popular, vamos catequizar, celebrando fé e vida em todo lugar. Vamos lá!
3. O Evangelho é a Palavra, que Deus Pai proclamou. Só Ele é o Caminho, Verdade, Vida e amor. Vamos lá!

Partitura e acordes  ver no nr 05 deste link: clique AQUI!!!

LITURGIA DA PALAVRA
08. PRIMEIRA LEITURA
LEITURA DO LIVRO DO DEUTERONÔMIO (4, 1-2.6-8)
Moisés falou ao povo, dizendo: 'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. Nada acrescenteis, nada tireis, à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo. Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: 'Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? Palavra do Senhor.

09. SALMO RESPONSORIAL (14)
Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará? (bis)
- É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
- Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
- Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Partitura e acordes  ver no nr 07 deste link: clique AQUI!!!

10. SEGUNDA LEITURA
LEITURA DA CARTA DE SÃO TIAGO (1, 17-18.21b-22.27)
Irmãos bem-amados: Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo. Palavra do Senhor.

11. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1. Deus, nosso Pai, nesse seu imenso amor, foi quem gerou-nos com a Palavra da verdade, nós, as primícias do seu gesto criador!

Partitura e acordes  ver no nr 09 deste link: clique AQUI!!!

12. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (7, 1-8. 14-15.21-23) 
Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens'. Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem'. Palavra da Salvação.

13. RESPOSTA ÀS PRECES 
Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.

Partitura e acordes  ver no nr 13 deste link: clique AQUI!!!

14. ORAÇÃO DO CATEQUISTA  
Senhor, como os discípulos de Emáus, somos peregrinos. Vem caminhar conosco! Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado. Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras, testemunhas de fé, de esperança e caridade. Abre nossos olhos para reconhecer-te nas situações em que a vida está ameaçada. Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença. Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra, fonte de vida e missão. Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão, alimento para a caminhada. Permanece conosco! Faz de nós discípulos missionários, a exemplo de Maria, a discípula fiel, sendo testemunhas da tua Ressurreição. Tu que és o Caminho para o Pai. Amém!

15. CANTO DAS OFERENDAS (1)
1. O pão e o vinho são os frutos dessa terra e do trabalho que a mão humana empreendeu. Eles contêm toda força e energia. São os dons da natureza criada por Deus.
Bendito seja o Senhor da Criação pelo vinho e pelo pão neste Santo Altar. Por nossa vida a serviço dos irmãos ela é dom, é doação de quem vive para amar.
2. O pão e o vinho se traduzem em nossa vida. A alegria, o sofrimento ou os frutos seus. Neles estão todo clamor e a esperança. De um mundo novo no projeto do bondoso Deus.
3. No pão e o vinho está a plena ação de graças. Traduzida em louvor e gratidão. Ao Senhor que nos acolhe e nos envolve. Em sua graça, em seu terno coração.

Partitura e acordes  ver no nr 15 deste link: clique AQUI!!!

16. CANTO DAS OFERENDAS (2)
Meu coração é para Ti, Senhor. (3x) Meu coração é para Ti.
1. Porque Tu me deste a vida, porque Tu me deste o existir, porque Tu me deste o caminho, me deste o amor.
2. Pão e vinho são para Ti Senhor...A minha vida é para Ti. Meu coração é para Ti...



17. ABRAÇO DA PAZ 
Esteja sempre com você a paz do Senhor Jesus. (3x)
Esteja sempre com você, meu irmão, a paz do Senhor Jesus!



18. HINO AO CORDEIRO
1. Ó Cordeiro de Deus. Ó Cordeiro de Deus. Ó Cordeiro de Deus. Morreste por causa de nós, foste imolado no nosso lugar. Por isso tende piedade, tende piedade, piedade de nós. (bis)
2. E dai-nos a paz, e dai-nos a paz, e dai-nos a paz, Cordeiro de Deus!



19. CANTO DE COMUNHÃO (1)
1. A mesa tão grande e vazia de amor e de paz - de paz! Onde há o luxo de alguns, alegria não há - jamais! A mesa da Eucaristia nos quer ensinar - ah, ah! Que a ordem de Deus, nosso Pai é o pão partilhar.
Pão em todas as mesas, da Páscoa a nova certeza, a festa haverá e o povo a cantar aleluia! A festa haverá e o povo a cantar aleluia!
2. A força da morte, a injustiça e a ganância de ter - de ter! Agindo naqueles que impedem ao pobre viver - viver! Sem terra, trabalho e comida a vida não há - não há! Quem deixa assim e não age a festa não vai celebrar.
3. Que em todas as mesas de pobre haja festa de pão - de pão! E as mesas dos ricos vazias sem concentração - de pão! Busquemos aqui nesta mesa do Pai redentor - do céu! A força e a esperança que faz todo povo ser povo de Deus!
4. Bendito o Ressuscitado, Jesus vencedor - ô,ô! No pão partilhado a presença ele nos deixou- deixou! Bendita é a vida nascida de quem se arriscou - ô, ô! Na luta pra ver triunfar neste mundo o amor!

Partitura e acordes  ver no nr 19 deste link: clique AQUI!!!


20. CANTO DE COMUNHÃO (2)
Feliz o homem que ama o Senhor e segue seus mandamentos. O seu coração é repleto de amor, Deus mesmo é seu alimento.
1. Feliz o que anda na lei do Senhor, e segue o caminho que Deus lhe indicou. Terá recompensa no Reino do céu, porque muito amou.
2. Feliz quem se alegra em servir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou. Verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou.
3. Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão. Será acolhido nos braços do Pai, porque muito amou.



21. CANTO FINAL 
1. Um dia uma criança me parou, olhou-me nos meus olhos a sorrir. Caneta e papel na sua mão, tarefa escolar para cumprir. E perguntou no meio de um sorriso: o que é preciso para ser feliz?
Amar como Jesus amou sonhar como Jesus sonhou. Pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e ao chegar ao fim do dia eu sei que eu dormiria muito mais feliz. (bis)
2. Ouvindo o que eu falei ela me olhou, e disse que era lindo o que eu falei. Pediu que eu repetisse, por favor, que não falasse tudo de uma vez. E perguntou de novo num sorriso: o que é preciso para ser feliz?
3. Depois que eu terminei de repetir, seus olhos não saíram do papel. Toquei no seu rostinho a sorrir, pedi que ao transmitir fosse fiel. E ela deu-me um beijo demorado e ao meu lado foi dizendo assim.



AVISOS 

Leituras da Semana
2ª feira: 1Ts 4,13-17; Sl 95; Lc 4,16-30
3ª feira: 1Ts 5,1-6.9-11; Sl 26; Lc 4,31-37
4ª feira: Cl 1,1-8; Sl 51; Lc 4,38-44
5ª feira: Cl 1,9-14; Sl 97; Lc 5,1-11
6ª feira: Cl 1,15-20; Sl 99; Lc 5,33-39
Sábado: Cl 1,21-23; Sl 53; Lc 6,1-5
Domingo: Is 35,4-7a; Sl 145; Tg 2,1-5; Mc 7,31-37

Nenhum comentário:

Postar um comentário