domingo, 28 de fevereiro de 2016

24-03-2016 QUINTA-FEIRA SANTA - CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR










Ano C - XXVI - No 1564 - cor branca ou dourada - 24/03/2016
QUINTA-FEIRA SANTA - CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR
PÃO E VINHO: MEMÓRIA DE CRISTO JESUS QUE SE DÁ EM FAVOR DE TODOS.

1. Acolhida e ambientação
Eu sou o pão que vem do céu, quem crer em mim irá viver!
1 - O Senhor Jesus no Sacramento nos deixou memorial da cruz: morte e ressurreição.


2. Canto inicial
Ninguém pode se orgulhar a não ser nisto, nos orgulhamos na cruz de Jesus Cristo, Nele está a vida e a ressurreição, Nele, a esperança de libertação. (bis)
1 - Deus se compadece e de nós se compraz, em nós resplandece seu rosto de paz.
2 - Pra que o povo encontre, Senhor, teu caminho e os povos descubram teu terno carinho.
3 - Que todos os povos te louvem, Senhor, que todos os povos te cantem louvor!
4 - Por tua justiça se alegram as nações, com ela governas da praia aos sertões.
5 - Que todos os povos te louvem, Senhor, que todos os povos te cantem louvor!
6 - O chão se abre em frutos, é Deus que abençoa! E brotem dos cantos do mundo esta loa!
7 - Ao Pai demos glória e ao Filho também, louvor ao Espírito Santo. Amém.


03. Saudação a SS. Trindade
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo estamos aqui!
Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui, Senhor, ao teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer, adorar, te aclamar, Deus Trino de amor.


04. Deus nos perdoa
Senhor, Senhor, tende piedade de nós:
1 - Tende piedade da gente, tende piedade do povo, dai vosso perdão novamente, queremos um caminho novo.
Cristo, Cristo, tende piedade de nós:
2 - Tende piedade de todos que buscam em Vós o perdão pra ser semente do novo caminho de vida e união.
Senhor, Senhor, tende piedade de nós.
(Cd. Em Cantar: musica litúrgica e canto pastoral p. 06. Fx. 3. Missa: Canta, Povo! - 
não localizado partitura/cifras).


05.Hino do Glória (Rezado)

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós
vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

06. Apresentação do Livro da Palavra.

Ele me amou e se entregou por mim! Ele me amou e se entregou por mim! (bis)

(NÃO ENCONTRADO PARTITURA).




07. Salmo Responsorial (115)
O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor. (bis)
- Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que Ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
- É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
- Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.


08. Canto de Aclamação
Eu vos dou um novo mandamento: “que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”, diz o Senhor.


09. Partilha da Palavra
Após a Partilha da Palavra, enquanto o Presidente se prepara
para o Lava-Pés, entoa-se o refrão.
Onde reina amor, fraterno amor. Onde reina amor, Deus aí está. (3x)


10. Lava-pés
1 - Jesus erguendo-se da Ceia, jarro e bacia tomou. Lavou os pés dos discípulos, este exemplo nos deixou. Aos pés de Pedro inclinou-se: “Ó Mestre, não, por quem és!” “Não terás parte comigo se eu não lavar os teus pés”.
2 - “És o Senhor, tu és o Mestre, os meus pés não lavarás”. “O que ora faço não sabes, mas depois compreenderás. Se eu, vosso Mestre e Senhor, vossos pés hoje lavei, lavai os pés uns dos outros: eis a lição que vos dei”.
3 - “Eis como irão reconhecer-vos: como discípulos meus, se vos amais uns aos outros”, disse Jesus para os seus. “Dou-vos novo mandamento, deixo, ao partir, Nova Lei. Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.


11. Lava-pés

1 - Ao chegar a sua hora, entregando-se ao Pai, o Senhor se pôs à mesa, comungando ideais: reuniu os seus amigos e abriu-lhes mananciais.
2 - Sem reservas levantou-se e os pés dos seus lavou. Como servo, tão pequeno, ao amor os convidou. Seu exemplo, testemunho como herança lhes deixou.
3 - “Os meus pés não vais lavá-los, és o Mestre Senhor meu.” Insistindo, disse Pedro, e Jesus lhe respondeu: “se os teus pés hoje não lavo, não serás, enfim dos meus!”
4 - “Vos envio pelo mundo: como eu fiz, também fazei: pois assim sereis felizes: que uns aos outros vos ameis: mandamento sempre novo, minha Páscoa, toda a Lei!” (bis)


12. Preces da Comunidade
Ó Senhor, Senhor, neste dia, escutai nossa prece.


13. Canto das Oferendas
(onde houver Celebração da Palavra)
1 - A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
2 - A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Ao pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.


14. Canto das Oferendas
(onde houver Celebração Eucarística)
1 - Senhor, vos ofertamos, em súplice oração, o cálice com vinho, e, na patena, o pão. (bis)
2 - O pão vai converter-se na carne de Jesus, e o vinho será o sangue, que derramou na cruz. (bis)
3 - Senhor, vos damos tudo: nosso pesar e gozo, nossa alegria e dores, trabalhos e repouso. (bis)
4 - A voz do sacerdote, que é a nossa voz, vos dá a hóstia viva, que somos todos nós. (bis)
5 - Amigos e parentes, os vivos e defuntos, em torno à vossa mesa estamos sempre juntos. (bis)


15. Santo
O Senhor é Santo, o Senhor é Santo, o Senhor é Santo
O Senhor é nosso Deus, o Senhor é nosso Pai
Que Seu reino de Amor se estenda sobre a terra

O Senhor é Santo,o Senhor é Santo, o Senhor é Santo
Bendito o que vem em nome do Senhor
Bendito o que vem em nome do Senhor
Hosana, Hosana, Hosana.


16. Cordeiro

(a escolha)

17. Louvação

1 - Bendizemos, ó Pai, vosso nome, entre buscas, carências e fome: conversão e esperança mantidas bem transformam o chão desta vida!
2 - Sois alento ao povo sedento rumo à fonte da graça e portento! Vida nova em Cristo - água viva: a justiça por ele cumprida!
3 - A oração, o jejum e a esmola são sinais de que a vida aflora: partilhamos a vida presente contemplando a Astro nascente!
4 - Confiantes na vossa bondade, nossa prece a vós dirigimos; de Jesus - sentimentos, palavras, entre nós, ó Senhor, assumimos.


18. Abraço da Paz
A escolha.

19. Canto de Comunhão
1 - Eu quis comer esta Ceia agora, pois vou morrer, já chegou minha hora.
Comei, tomai, é meu corpo e meu sangue que dou. Vivei no amor, eu vou preparar a ceia na casa do Pai. (bis)
2 - Comei o pão, é meu Corpo imolado. Por vós, perdão para todo pecado.
3 - E vai nascer do meu sangue a esperança, o amor, a paz, uma nova aliança.
4 - Vou partir, deixo o meu testamento. Vivei no amor, eis o meu mandamento.
5 - Irei ao Pai, sinto a vossa tristeza. Porém, no céu, vos preparo outra mesa.
6 - De Deus virá o Espírito Santo que vou mandar pra enxugar vosso pranto.
7 - Eu vou, mas vós me vereis novamente; estais em mim e eu em vós estou presente.
8 - Crerá em mim e estará na verdade quem vir cristãos na perfeita unidade.


22. Transladação do Santíssimo Sacramento
1 - Cantemos a Jesus Sacramentado, cantemos ao Senhor! Deus está aqui, dos anjos adorado, adoremos a Cristo Redentor.
Glória a Cristo Jesus! Céus e terra, bendizei ao Senhor! Louvor e glória a ti, ó Rei da glória!
Amor eterno a ti, ó Deus de amor!
2 - Unamos nossas vozes aos cantares do coro celestial. Deus está aqui! Ao brilho dos altares exaltemos com gozo angelical.
3 - Jesus, acende em nós a viva chama do mais fervente amor. Deus está aqui! Está porque nos ama, como Pai, como amigo e benfeitor.
4 - Ergamos a Jesus o nosso canto, pedindo proteção. Deus está aqui! A dar consolo santo para nossa sublime salvação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário